Como a análise comportamental pode ajudar a gestão de varejo?
Como a análise comportamental pode ajudar a
gestão de varejo?
De acordo com dados dos últimos anos, a taxa de rotatividade no mercado brasileiro
gira em torno de 38,5%. Porém, no varejo esse índice pode chegar a até 80%,
principalmente quando falamos de supermercados. O grande problema é que o alto
volume de entrada e saída de colaboradores pode gerar uma série de despesas
para a empresa, impactando fortemente em
seus resultados finais.
Trabalhar a retenção dos colaboradores nesse
cenário é, ao mesmo tempo, uma grande necessidade e um enorme desafio. E a análise
comportamental surge como uma ferramenta fundamental para uma gestão de
varejo mais eficiente e focada em melhorar o desempenho da organização no
mercado. Saiba mais sobre o assunto ao longo deste artigo!
Saiba por que a rotatividade é maior no varejo
Existem diversos fatores que contribuem para a alta
taxa de rotatividade no varejo. Primeiro, podemos citar o expediente de
trabalho. Muitas vezes, as empresas desse setor funcionam de domingo a
domingo. Por isso, os colaboradores que não se adaptam a esse regime se sentem
encorajados a deixar a organização na primeira oportunidade em que conseguem um
emprego que consideram mais atrativo.
Outro ponto é que muitos dos colaboradores em empresas
de varejo são jovens, no primeiro emprego, que se direcionam para esse mercado
por conta
de necessidades específicas, como o pagamento da
faculdade. Em grande parte dos casos, os profissionais começam na empresa já
pensando em sair.
Esses são apenas alguns exemplos e é claro que ao
longo do artigo vamos falar sobre como você pode diminuir a taxa de
rotatividade em sua empresa. O que você precisa levar em consideração é que na
gestão do varejo esse já é um índice previsto, e o seu objetivo deve ser
reduzi-lo para melhorar os resultados da empresa, não zerá-lo. Afinal,
existe uma média de rotatividade considerada saudável para qualquer setor.
Mas isso não é tudo! Além de trabalhar na retenção
dos colaboradores, você também precisa desenvolver uma gestão que resulte em
maior produtividade das equipes. A ideia é cuidar para receber o melhor
do profissional enquanto ele estiver na empresa.
Entenda como a análise do comportamento ajuda a
gestão de varejo
Para conseguir bons resultados em relação à
retenção dos colaboradores e ao aumento da produtividade você precisa focar no
principal ponto desses dois desafios: as pessoas. Não é à toa que cada
dia mais empresas têm dado maior atenção aos seus profissionais. Elas têm
percebido que eles são o maior ativo de qualquer organização!
Por isso, levar a análise de comportamento para a
gestão de varejo é fundamental. Entendendo quais são as características da sua
equipe e o perfil ideal para cada cargo em sua empresa – ou seja, as competências
e tendências comportamentais que resultam em um bom desempenho -, você
pode realocar os profissionais já contratados para funções em que eles poderão
apresentar uma melhor performance, além de selecionar as pessoas certas nas
vagas abertas.
Reduzindo a rotatividade
Para trabalhar a retenção dos colaboradores em sua
empresa, você precisa saber o que eles enxergam como valor, e então é
necessário conhecê-los profundamente .Imagine uma equipe em que os
profissionais têm a faixa etária entre 17 e 18 anos, por exemplo. Dependendo da
situação, pode ser que um benefício relacionado a lazer, por exemplo, faça
muito mais sentido do que uma cesta básica, não é mesmo?
Então, o primeiro passo é identificar em quais
equipes a taxa de rotatividade está acima do saudável. A partir disso, é
preciso estudar os aspectos demográficos – como a faixa etária dos
profissionais em determinada função – e quais são as suas preferências para
identificar o que eles enxergam como valor.
Essas serão informações fundamentais para que você
consiga adequar aspectos que possam melhorar a experiência dos seus
colaboradores na organização. No varejo, trabalhar a marca empregadora é um
fator fundamental para a retenção de talentos! E ela está diretamente
relacionada à satisfação dos profissionais.
Entenda quem é o seu colaborador e analise o que
você pode oferecer. Isso pode significar um tipo de benefício, alguma
modificação no ambiente de trabalho, uma ação que inclua a família do
trabalhador, horários para happy hour ou qualquer outra possibilidade.
Um outro ponto fundamental para a retenção de
talentos e a diminuição da rotatividade é a contratação dos profissionais
certos: aqueles que possuem as competências e tendências comportamentais
adequadas à empresa, à equipe e à própria função. Talvez não seja uma boa
ideia, por exemplo, selecionar alguém com um perfil muito pouco relacional para
trabalhar diretamente com o atendimento ao público. É provável que essa pessoa
se sinta desconfortável a ponto de desistir do emprego na primeira
oportunidade, certo?
Usando o Solides Gestão, uma ferramenta para
automatização dos processos de RH e Gestão comportamental, você consegue
cadastrar todas as informações sobre os seus colaboradores em um só lugar e
acompanhar quais são as características predominantes em cada setor.
Além disso, é possível desenhar quais são as
competências comportamentais necessárias para cada cargo e mapear o perfil
comportamental dos candidatos em processos seletivos. Assim, você pode fazer um
cruzamento dessas informações na própria ferramenta e, através do módulo de
recrutamento e seleção, filtrar apenas os profissionais que possuem as
características necessárias para determinada vaga.
E essas são apenas algumas das funcionalidades do
sistema! Você ainda conseguirá
·
acompanhar os dados da avaliação de
desempenho;
·
desenvolver Planos de Desenvolvimento
Individual (PDI);
·
analisar as informações relacionadas
à produtividade e rotatividade de forma simples e visual;
·
receber relatórios inteligentes sobre o perfil comportamental de cada colaborador
e muito mais!
Tudo isso com o acompanhamento de um especialista
em Gestão Comportamental do time de Sucesso do Cliente da Solides. Assim,
você recebe todo o auxílio necessário para planejar melhorias eficientemente,
analisar os dados e colocar em prática ações importantes para aumentar a
retenção de colaboradores na empresa.
Aumentando a produtividade
Como nós já citamos rapidamente, para uma gestão de
varejo realmente eficiente você não pode estar atento apenas a sua taxa de
rotatividade. É preciso analisar formas de direcionar cada colaborador à
alta-performance, e esse também é um dos papéis da Gestão Comportamental.
Assim como ter o colaborador certo na função certa
te ajudará a diminuir a rotatividade em sua empresa, também irá impactar nos indicadores
de produtividade. Afinal, pessoas com as competências comportamentais adequadas
às suas funções desempenham o trabalho com mais qualidade e eficiência.
Existem quatro tipos de perfis comportamentais: comunicadores,
executores, planejadores, e analistas . Vamos voltar ao exemplo que citamos
no tópico anterior: se você precisa de um atendente que irá lidar o tempo todo
com o público, pode ser que a melhor opção não seja alguém com o perfil
analista – que não possui a competência de sociabilidade tão bem desenvolvida.
Nesse caso, alguém com o perfil comunicador – que é mais extrovertido e
relacional – pode ter um desempenho melhor.
A análise comportamental também permite que você faça o mapeamento
comportamental de todos os colaboradores em sua empresa. Assim, você pode
identificar quais são os padrões relacionados a competências comportamentais
dos profissionais de alta performance em cada cargo.
O próximo passo é usar essas informações para
contratar as pessoas certas para cada função e realocar os profissionais que
poderiam ter um melhor desempenho em outro cargo!
Essas são ações estratégicas para que a gestão de
pessoas no varejo seja focada em dados. E você pode aplicar tudo isso em sua
empresa de forma eficiente usando a Análise comportamental , o que irá te
garantir análises assertivas e ações orientadas a resultados.
Melhore o desempenho da sua empresa
É claro que os exemplos que citamos aqui serviram
para nos ajudar a ilustrar algumas situações. Para ter uma gestão de varejo
realmente eficiente e melhorar os seus resultados, você precisa estudar e
testar o que dá certo e o que causa problemas para a sua empresa.
Por isso é tão importante contar com um sistema e
uma equipe de especialistas que te ajudem a desenvolver análises assertivas,
fazer planejamentos e colocar em prática ações realmente eficientes. E,
como você viu, o Solides Gestão é a solução para você alcançar resultados cada
vez melhores!
Entendeu a importância da análise
comportamental na gestão de varejo? Então, que tal conhecer essa ferramenta e saber, na prática, como ela pode
te ajudar?
Você pode fazer a sua de forma
gratuita no intuito de demonstrar como funciona em você, para que possa ser
aplicada em seus colaboradores.
Me coloco a sua inteira disposição .
Professional & Sel e Life Coach\ Analista
Comportamental e Educacional\ Líder Coach \ Treinador de Líderes e Palestrante.
Arthuro Monteiro
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