Como a análise comportamental pode ajudar a gestão de varejo?


Como a análise comportamental pode ajudar a gestão de varejo?
De acordo com dados dos últimos anos,  a taxa de rotatividade no mercado brasileiro gira em torno de 38,5%. Porém, no varejo esse índice pode chegar a até 80%, principalmente quando falamos de supermercados. O grande problema é que o alto volume de entrada e saída de colaboradores pode gerar uma série de despesas para  a empresa, impactando fortemente em seus resultados finais.
Trabalhar a retenção dos colaboradores nesse cenário é, ao mesmo tempo, uma grande necessidade e um enorme desafio. E a análise comportamental surge como uma ferramenta fundamental para uma gestão de varejo mais eficiente e focada em melhorar o desempenho da organização no mercado. Saiba mais sobre o assunto ao longo deste artigo!
Saiba por que a rotatividade é maior no varejo
Existem diversos fatores que contribuem para a alta taxa de rotatividade no varejo. Primeiro, podemos citar o expediente de trabalho. Muitas vezes, as empresas desse setor funcionam de domingo a domingo. Por isso, os colaboradores que não se adaptam a esse regime se sentem encorajados a deixar a organização na primeira oportunidade em que conseguem um emprego que consideram mais atrativo.
Outro ponto é que muitos dos colaboradores em empresas de varejo são jovens, no primeiro emprego, que se direcionam para esse mercado por conta
de necessidades específicas, como o pagamento da faculdade. Em grande parte dos casos, os profissionais começam na empresa já pensando em sair.
Esses são apenas alguns exemplos e é claro que ao longo do artigo vamos falar sobre como você pode diminuir a taxa de rotatividade em sua empresa. O que você precisa levar em consideração é que na gestão do varejo esse já é um índice previsto, e o seu objetivo deve ser reduzi-lo para melhorar os resultados da empresa, não zerá-lo. Afinal, existe uma média de rotatividade considerada saudável para qualquer setor.
Mas isso não é tudo! Além de trabalhar na retenção dos colaboradores, você também precisa desenvolver uma gestão que resulte em maior produtividade das equipes. A ideia é cuidar para receber o melhor do profissional enquanto ele estiver na empresa.
Entenda como a análise do comportamento ajuda a gestão de varejo
Para conseguir bons resultados em relação à retenção dos colaboradores e ao aumento da produtividade você precisa focar no principal ponto desses dois desafios: as pessoas. Não é à toa que cada dia mais empresas têm dado maior atenção aos seus profissionais. Elas têm percebido que eles são o maior ativo de qualquer organização!  
Por isso, levar a análise de comportamento para a gestão de varejo é fundamental. Entendendo quais são as características da sua equipe e o perfil ideal para cada cargo em sua empresa – ou seja, as competências e tendências comportamentais que resultam em um bom desempenho -, você pode realocar os profissionais já contratados para funções em que eles poderão apresentar uma melhor performance, além de selecionar as pessoas certas nas vagas abertas.
Reduzindo a rotatividade
Para trabalhar a retenção dos colaboradores em sua empresa, você precisa saber o que eles enxergam como valor, e então é necessário conhecê-los profundamente .Imagine uma equipe em que os profissionais têm a faixa etária entre 17 e 18 anos, por exemplo. Dependendo da situação, pode ser que um benefício relacionado a lazer, por exemplo, faça muito mais sentido do que uma cesta básica, não é mesmo?
Então, o primeiro passo é identificar em quais equipes a taxa de rotatividade está acima do saudável. A partir disso, é preciso estudar os aspectos demográficos – como a faixa etária dos profissionais em determinada função – e quais são as suas preferências para identificar o que eles enxergam como valor.
Essas serão informações fundamentais para que você consiga adequar aspectos que possam melhorar a experiência dos seus colaboradores na organização. No varejo, trabalhar a marca empregadora é um fator fundamental para a retenção de talentos! E ela está diretamente relacionada à satisfação dos profissionais.
Entenda quem é o seu colaborador e analise o que você pode oferecer. Isso pode significar um tipo de benefício, alguma modificação no ambiente de trabalho, uma ação que inclua a família do trabalhador, horários para happy hour ou qualquer outra possibilidade.
Um outro ponto fundamental para a retenção de talentos e a diminuição da rotatividade é a contratação dos profissionais certos: aqueles que possuem as competências e tendências comportamentais adequadas à empresa, à equipe e à própria função. Talvez não seja uma boa ideia, por exemplo, selecionar alguém com um perfil muito pouco relacional para trabalhar diretamente com o atendimento ao público. É provável que essa pessoa se sinta desconfortável a ponto de desistir do emprego na primeira oportunidade, certo?
Usando o Solides Gestão, uma ferramenta para automatização dos processos de RH e Gestão comportamental, você consegue cadastrar todas as informações sobre os seus colaboradores em um só lugar e acompanhar quais são as características predominantes em cada setor.
Além disso, é possível desenhar quais são as competências comportamentais necessárias para cada cargo e mapear o perfil comportamental dos candidatos em processos seletivos. Assim, você pode fazer um cruzamento dessas informações na própria ferramenta e, através do módulo de recrutamento e seleção, filtrar apenas os profissionais que possuem as características necessárias para determinada vaga.
E essas são apenas algumas das funcionalidades do sistema! Você ainda conseguirá
·         acompanhar os dados da avaliação de desempenho;
·         desenvolver Planos de Desenvolvimento Individual (PDI);
·         analisar as informações relacionadas à produtividade e rotatividade de forma simples e visual;
·         receber relatórios inteligentes sobre o perfil comportamental de cada colaborador e muito mais!
Tudo isso com o acompanhamento de um especialista em Gestão Comportamental do time de Sucesso do Cliente da Solides. Assim, você recebe todo o auxílio necessário para planejar melhorias eficientemente, analisar os dados e colocar em prática ações importantes para aumentar a retenção de colaboradores na empresa.
Aumentando a produtividade
Como nós já citamos rapidamente, para uma gestão de varejo realmente eficiente você não pode estar atento apenas a sua taxa de rotatividade. É preciso analisar formas de direcionar cada colaborador à alta-performance, e esse também é um dos papéis da Gestão Comportamental.
Assim como ter o colaborador certo na função certa te ajudará a diminuir a rotatividade em sua empresa, também irá impactar nos indicadores de produtividade. Afinal, pessoas com as competências comportamentais adequadas às suas funções desempenham o trabalho com mais qualidade e eficiência.
Existem quatro tipos de perfis comportamentais: comunicadores, executores, planejadores, e analistas . Vamos voltar ao exemplo que citamos no tópico anterior: se você precisa de um atendente que irá lidar o tempo todo com o público, pode ser que a melhor opção não seja alguém com o perfil analista – que não possui a competência de sociabilidade tão bem desenvolvida. Nesse caso, alguém com o perfil comunicador – que é mais extrovertido e relacional – pode ter um desempenho melhor.
A análise comportamental  também permite que você faça o mapeamento comportamental de todos os colaboradores em sua empresa. Assim, você pode identificar quais são os padrões relacionados a competências comportamentais dos profissionais de alta performance em cada cargo.
O próximo passo é usar essas informações para contratar as pessoas certas para cada função e realocar os profissionais que poderiam ter um melhor desempenho em outro cargo!
Essas são ações estratégicas para que a gestão de pessoas no varejo seja focada em dados. E você pode aplicar tudo isso em sua empresa de forma eficiente usando a Análise comportamental , o que irá te garantir análises assertivas e ações orientadas a resultados.
Melhore o desempenho da sua empresa
É claro que os exemplos que citamos aqui serviram para nos ajudar a ilustrar algumas situações. Para ter uma gestão de varejo realmente eficiente e melhorar os seus resultados, você precisa estudar e testar o que dá certo e o que causa problemas para a sua empresa.
Por isso é tão importante contar com um sistema e uma equipe de especialistas que te ajudem a desenvolver análises assertivas, fazer planejamentos e colocar em prática ações realmente eficientes. E, como você viu, o Solides Gestão é a solução para você alcançar resultados cada vez melhores!
Entendeu a importância da análise comportamental na gestão de varejo? Então, que tal conhecer essa  ferramenta e saber, na prática, como ela pode te ajudar?
Você pode fazer a sua de forma gratuita no intuito de demonstrar como funciona em você, para que possa ser aplicada em seus colaboradores.

Me coloco a sua inteira disposição .

Professional & Sel e Life Coach\ Analista Comportamental e Educacional\ Líder Coach \ Treinador de Líderes e Palestrante.
Arthuro Monteiro


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