As características de um Líder!
Um líder é uma pessoa com um ímã em seu coração e uma bússola em sua
cabeça. (Vance Hainer)
Liderança é a
capacidade de colocar os planos em prática e para atingir os objetivos
especificados através da gestão hábil de pessoas, tempo e recursos tangíveis.
Um bom líder é aquele que é capaz de motivar as pessoas, aquele que é capaz de
tomar boas decisões, mesmo sob pressão ou em condições de incerteza, que pode
guiar as pessoas através de ações, assim como palavras.
Andrew Carnegie foi o homem mais rico dos Estados Unidos. Ele
foi para a América do Norte como um escocês nativo, quando era ainda um menino.
Passou por uma variedade de empregos e eventualmente acabou como o maior
fabricante de aço nos Estados Unidos. Um dos pontos incríveis de sua história é
que ele tinha quarenta e três milionários trabalhando para ele.
Naqueles dias, um milionário era uma pessoa
rara. Conservadoramente falando, um milhão de dólares naquela época seria
equivalente a pelo menos vinte milhões de dólares hoje.
Certa vez, um repórter perguntou a Carnegie
como tinha conseguido a proeza de contratar quarenta e três milionários.
Carnegie respondeu que aqueles homens não eram milionários quando
começaram a trabalhar para ele, mas que se tornaram milionários como resultado
de seus trabalhos.
A próxima pergunta do repórter foi: “Como você desenvolveu esses homens
para se tornarem tão valiosos para você, ao ponto de lhes pagar tanto
dinheiro?” Carnegie respondeu que os homens são desenvolvidos
da mesma forma que o ouro é extraído. Quando o ouro é extraído, várias
toneladas de sujeira devem ser movidas para obter uma pedra de ouro; “Eu não entro na mina a procura de
sujeira, vou em busca do ouro” – disse ele.
O líder é o responsável por liderar e guiar
um grupo. Cabe a ele ajudar a sua equipe a cumprir prazos, serem eficazes no
trabalho e motivá-los.
Ele se torna uma peça-chave para o bom
andamento das atividades, pois precisará supervisionar, acompanhar e ajudar o
seu time a concluir seus objetivos.
A imagem do líder vem se modificando a cada
dia. A figura que antes demonstrava poder e era o centro das decisões, hoje tem
se tornado cada vez mais humana devido a necessidade do mercado de intensificar
cada vez mais os relacionamentos com todos os seus públicos. Outra mudança
importante que os líderes das novas gerações tiveram que aprender é que liderar
não é apenas ditar regras e atribuições.
Atualmente os núcleos de trabalho funcionam
como equipes e times, e em um time todos os integrantes buscam os resultados,
as funções podem ser diferentes, mas os objetivos são os mesmos.
Quando se trata do futuro do trabalho, os
gestores estão assumindo novas formas de atuação para que de fato se tornem
grandes líderes. Todo grande líder precisa ter visões de futuro claras para
compartilhar com sua equipe.
Jamais vou me esquecer de um historinha
contada exaustivamente por um grande líder que cruzou meu caminho. Ele contava
que um trem estava prestes a deixar uma grande estação ferroviária equanto
o condutor recolhia os ingressos. Olhando para o bilhete do primeiro
passageiro, ele comentou: “-
Amigo, acho que você está no trem errado!”; “- Mas”, respondeu o
homem, “- o agente do
bilhete disse-me que este era meu trem.” Depois de uma pequena discussão, o condutor decidiu
checar com o agente do bilhete. Em pouco tempo, ficou claro que o
condutor é que estava no trem errado! Quando o líder está perdido, como os
seguidores podem acreditar que estão indo no caminho certo?
Nesse sentido, o líder precisa ter
competências para a liderança no futuro, ter uma visão ampla do negócio, saber
gerenciar complexidade e mudanças, desenvolver a si mesmo e aos outros, ter
alinhamento emocional e focar nas suas visões de futuro.
Conheça nessa sessão, princípios ou
características fundamentais que os gestores devem possuir para continuarem na
direção do sucesso;
Steve Jobs: um exemplo de liderança organizacional
Steve Jobs foi
um dos grandes líderes
organizacionais do século 20 e 21 que destacou-se tanto por sua rigidez (e
até estupidez) com que tratava seus funcionários, mas também por sua
genialidade em gestão, que fez com que a Apple se tornasse uma das maiores
empresas de todos os tempos.
01- TREINADOR
02-COMEMORADOR
03- COMPARTILHA OBJETIVOS
04-DÁ EXEMPLOS
05-MOTIVADOR
06-MAPA ESTRATÉGICO
07-FEEDBACK BURGUER
08-RECONHECE AS DIFERENÇAS
09-GESTÃO DE TEMPO
10-SUPERVISÃO
FALAREMOS DE CADA UMA DESSAS CARACTERÍSTICAS .
VIDEO ( ESTILO DE LIDERANÇA ) STEVE JOBS
EXEMPLO. – TODO O COMPORTAMENTO QUE TE TROUXO ATÉ AQUI, NÃO
SERÁ O MESMO COMPORTAMENTO QUE TE LEVARÁ PARA OUTRO LUGAR.
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